Nossa História

Bem, sou novo nesse mundo incrível do opala/caravan, que realmente é maravilhoso, é um veículo rico em detalhes que marcou várias gerações, inclusive a minha.

Meu pai teve vários modelos de opala 72 a 87, quase todos enterrados no jardim de alguém, que meu pai reformou e pôs para andar.

Bem, temos hoje uma caravan comodoro linda preta, estava em estágio final de reforma para ser vendida, ou seja passar para frente para comprarmos esses carrinhos de plástico, uno, corsa etc... quando sofri um acidente com minha familia dentro, advinha de quem???? É, dela a caravan, e vocês não acreditam, ela salvou minha vida. O cidadão que bateu estava em alta velocidade e bebado, e acabou com a caravan eu e minha familia saimos vivos e sem muitos ferimentos. o cidadão se perdeu em uma curva e bateu a frente do veiculo dele na minha lateral esquerda. Deixando o carro em pedaços. O carro do cidadão, um escort europeu, o motor quase foi parar dentro do banco do passageiro. Enfim, só dor de cabeça.

Com esse acidente tive um estalo e comprei o carro do meu pai e como na minha região não temos mais nenhuma peça do opala, estou meio perdido, vivo andando em desmanches e já consegui várias peças e já comecei, por conta própria a reforma dela, hoje vou retribuir. Por ser um veiculo feito para durar e ser resistente salvou minha vida. Todos me falam quando mostro as fotos que se fosse em um carro moderno qualquer um teria morrido sem dúvida.

Por isso resolvi mostrar passo a passo todo o trabalho que eu fiz nela.

E mais, vou dar dicas sobre como manter seu carro antigo ou moderno.

Lembrando: não sou dono da verdade, por isso, peço a ajuda de vocês com perguntas e sugestões.

Vou também dar dicas para o público feminino para que não sejam enganadas.

Navegue a vontade!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Furou o pneu! E agora?

Se o furou o pneu não fique apavorada, não precisa chamar o marido, o mecânico ou o guincho. É simples fazer isso sozinha, porém precisamos analisar  caso a caso, por exemplo: se furar em uma rodovia, encoste no acostamento devagar, de preferência que você fique mais encostada do que só no acostamento, para evitar acidentes.

Fonte:http://radamesm.wordpress.com/


1° - No meu entendimento e seguindo as leis de segurança temos que desobstruir o trânsito, ou seja, não pare no meio da avenida, mesmo com o pneu furado encoste o veículo para não atrapalhar o fluxo, de modo que atrapalhe o menos possível a via.
Fonte: http://noticias.r7.com


2° - Ligue o pisca alerta e verifique se o carro não ficou em algum lugar em que possa dificultar a sua mobilidade na troca do pneu.
Fone: http://autos.culturamix.com/
3° - Pegue o triangulo de sinalização e posicione um pouco afastado do carro, se for em área urbana uns 4 a 6 metros, se for em uma auto estrada temos que levar em consideração a velocidade em que os outros motoristas possam ver a sua sinalização e ficarem alertas, uns 9 metros está bom, não deixe de sinalizar!! Se não tiver um triângulo, utilize galhos, enfim sinalize!! Para que não ocorra acidentes, o triângulo deve estar posicionado na lina da coluna traseira do carro, como aparece na foto em linha vermelha, mas não exagere, pouca coisa.
Fonte: http://www.caculadepneus.com.br/
4º - Verifique no porta malas do seu carro (se for possível previamente verifique no manual) aonde fica localizado o triângulo de sinalização, o step, chave de roda e o nosso famoso macaco.
Fonte: http://noticias.r7.com/
5° - Pode parecer arcaico e pre histórico o que eu vou propor, mas essa dica vai tirar seu receio. Tenha no porta malas um cano de ferro, é não falei que iria parecer estranho! Calma, vou explicar,  é um pedaço, só para alongar a chave de roda. O que acontece é que os parafusos, além de serem apertados em excesso, ficam em contato com água e o calor do próprio sistema de freio, e isso faz com que os parafusos fiquem travados e só com a chave de roda você não vai conseguir. Esse cano tem que ter mais ou menos uns 60 centímetros de comprimento e o diâmetro que passe a chave de roda dentro. Aí fica fácil, é só colocar a chave no parafuso e colocar o cano encaixado na chave fazendo uma alavanca e soltar. Lembre-se, é só uma dica, eu uso e minha esposa troca o pneu facinho, e mais rápido que muito marmanjo (hehehe).
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
6° - Verifique o freio de mão, eu costumo até colocar um toco de madeira na roda oposta que eu vou trocar para que o carro não se mova, posicione o macaco em baixo ou no lugar que vai ser indicado no manual que varia dependendo do carro e marca. Posicionado o macaco no lugar indicado não levante ainda, afrouxe  todos os parafusos, e depois de afrouxar suba o macaco devagar e tome cuidado com a superfície onde o macaco vai estar para não afundar ou cair.
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/ 
7º -  Com o carro levantado o suficiente para o pneu murcho sair levante a ponto do step poder entrar, lembrando que o pneu do seu carro deve estar murcho, portando para colocar o pneu cheio ´tem que levantar um pouco mais. Ai sim retire o parafuso ou a porca, pode variar de carro e fabricante também. Tome cuidado pois ao retirar os últimos parafuso a roda vai se deslocar ai é só retirar o último parafuso e retirar o pneu furado. Segue as fotos na sequência.
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
8º - Para colocar os parafusos coloque em posição de x para melhor fixação do step.

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
9° - Desça o carro e termine de apertar os parafusos lembrando de cruzar como no passo anterior em x e usando parte do peso do corpo, sem exageiros, para não danificar o parafuso e também o cubo. Guarde o macaco e o pneu furado e por último guarde o triângulo de sinalização.

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
10° - Dirija devagar e leve o pneu furado para consertar, lembrando de fazer o balanceamento do pneu.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/
Espero ter ajudado.
















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