Se o furou o pneu não fique apavorada, não precisa chamar o marido, o mecânico ou o guincho. É simples fazer isso sozinha, porém precisamos analisar caso a caso, por exemplo: se furar em uma rodovia, encoste no acostamento devagar, de preferência que você fique mais encostada do que só no acostamento, para evitar acidentes.
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1° - No meu entendimento e seguindo as leis de segurança temos que desobstruir o trânsito, ou seja, não pare no meio da avenida, mesmo com o pneu furado encoste o veículo para não atrapalhar o fluxo, de modo que atrapalhe o menos possível a via.
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2° - Ligue o pisca alerta e verifique se o carro não ficou em algum lugar em que possa dificultar a sua mobilidade na troca do pneu.
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3° - Pegue o triangulo de sinalização e posicione um pouco afastado do carro, se for em área urbana uns 4 a 6 metros, se for em uma auto estrada temos que levar em consideração a velocidade em que os outros motoristas possam ver a sua sinalização e ficarem alertas, uns 9 metros está bom, não deixe de sinalizar!! Se não tiver um triângulo, utilize galhos, enfim sinalize!! Para que não ocorra acidentes, o triângulo deve estar posicionado na lina da coluna traseira do carro, como aparece na foto em linha vermelha, mas não exagere, pouca coisa.
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4º - Verifique no porta malas do seu carro (se for possível previamente verifique no manual) aonde fica localizado o triângulo de sinalização, o step, chave de roda e o nosso famoso macaco.
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Fonte: http://noticias.r7.com/ |
5° - Pode parecer arcaico e pre histórico o que eu vou propor, mas essa dica vai tirar seu receio. Tenha no porta malas um cano de ferro, é não falei que iria parecer estranho! Calma, vou explicar, é um pedaço, só para alongar a chave de roda. O que acontece é que os parafusos, além de serem apertados em excesso, ficam em contato com água e o calor do próprio sistema de freio, e isso faz com que os parafusos fiquem travados e só com a chave de roda você não vai conseguir. Esse cano tem que ter mais ou menos uns 60 centímetros de comprimento e o diâmetro que passe a chave de roda dentro. Aí fica fácil, é só colocar a chave no parafuso e colocar o cano encaixado na chave fazendo uma alavanca e soltar. Lembre-se, é só uma dica, eu uso e minha esposa troca o pneu facinho, e mais rápido que muito marmanjo (hehehe).
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6° - Verifique o freio de mão, eu costumo até colocar um toco de madeira na roda oposta que eu vou trocar para que o carro não se mova, posicione o macaco em baixo ou no lugar que vai ser indicado no manual que varia dependendo do carro e marca. Posicionado o macaco no lugar indicado não levante ainda, afrouxe todos os parafusos, e depois de afrouxar suba o macaco devagar e tome cuidado com a superfície onde o macaco vai estar para não afundar ou cair.
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7º - Com o carro levantado o suficiente para o pneu murcho sair levante a ponto do step poder entrar, lembrando que o pneu do seu carro deve estar murcho, portando para colocar o pneu cheio ´tem que levantar um pouco mais. Ai sim retire o parafuso ou a porca, pode variar de carro e fabricante também. Tome cuidado pois ao retirar os últimos parafuso a roda vai se deslocar ai é só retirar o último parafuso e retirar o pneu furado. Segue as fotos na sequência.
10° - Dirija devagar e leve o pneu furado para consertar, lembrando de fazer o balanceamento do pneu.
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Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/ |
Espero ter ajudado.
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