CARRO VICIO - Dicas, Vídeos, Fotos e Mais

Faça você mesmo a manutenção do seu carro.

Acompanhe a SAGA DA RESTAURAÇÃO

Desde o dia da batida até os reparos mais recentes. Veja Fotos e Vídeos.

O público Feminino tem vez aqui.

Noções básicas de mecânica para elas não ficarem na estrada.

Galeria de Fotos

Participe enviando a foto do seu carro. Saiba como.

Eventos

Confira fotos e vídeos dos melhores eventos que rolam por aí.

Nossa História

Bem, sou novo nesse mundo incrível do opala/caravan, que realmente é maravilhoso, é um veículo rico em detalhes que marcou várias gerações, inclusive a minha.

Meu pai teve vários modelos de opala 72 a 87, quase todos enterrados no jardim de alguém, que meu pai reformou e pôs para andar.

Bem, temos hoje uma caravan comodoro linda preta, estava em estágio final de reforma para ser vendida, ou seja passar para frente para comprarmos esses carrinhos de plástico, uno, corsa etc... quando sofri um acidente com minha familia dentro, advinha de quem???? É, dela a caravan, e vocês não acreditam, ela salvou minha vida. O cidadão que bateu estava em alta velocidade e bebado, e acabou com a caravan eu e minha familia saimos vivos e sem muitos ferimentos. o cidadão se perdeu em uma curva e bateu a frente do veiculo dele na minha lateral esquerda. Deixando o carro em pedaços. O carro do cidadão, um escort europeu, o motor quase foi parar dentro do banco do passageiro. Enfim, só dor de cabeça.

Com esse acidente tive um estalo e comprei o carro do meu pai e como na minha região não temos mais nenhuma peça do opala, estou meio perdido, vivo andando em desmanches e já consegui várias peças e já comecei, por conta própria a reforma dela, hoje vou retribuir. Por ser um veiculo feito para durar e ser resistente salvou minha vida. Todos me falam quando mostro as fotos que se fosse em um carro moderno qualquer um teria morrido sem dúvida.

Por isso resolvi mostrar passo a passo todo o trabalho que eu fiz nela.

E mais, vou dar dicas sobre como manter seu carro antigo ou moderno.

Lembrando: não sou dono da verdade, por isso, peço a ajuda de vocês com perguntas e sugestões.

Vou também dar dicas para o público feminino para que não sejam enganadas.

Navegue a vontade!

domingo, 31 de agosto de 2014

Encontro Paulista De Autos Antigos - Campos Do Jordão

Tenho um acervo de fotografias que gostaria de compartilhar com vocês. Estive presente no Encontro Paulista de Autos Antigos que aconteceu em Campos do Jordão em maio de 2014.
Foi muito gratificante, de encher os olhos, um dia muito agradável apesar do congestionamento, mas eu já sabia que estaria assim, por isso curti o passeio todo com minha esposa e filho.Veja aqui todas as fotos. Espero que gostem!








sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Carro Vicio - Espaço Feminino Video

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Saga da Restauração - Parte 3

É meus amigos, parecia que estava tudo caminhando, depois que comprei os terminais, a barra de direção, a caixa de direção, os pivôs e etc que arrebentaram com a pancada, levei o carro para o mecânico que era da família (vai vendo), que me passou o orçamento dele para trocar as peças que faltavam, bandeja torta superior e inferior dos dois lados, pois com a pancada também afetou o outro lado pois jogou o carro no barranco. Bem, mandei fazer o serviço, apesar de olhar as fotos fiquei muito intrigado, o mecânico não deveria limpar as peças sujas de terra, óleo e graxa para colocar as peças novas??
Bem, como não sou mecânico não opinei sobre isso naquela época, uns 5 anos atrás. Deem só uma olhadinha em como ele colocou a bandeja nova no carro!! Isso porque levei o carro com o paralama solto, só para ele desencaixar e trabalhar mais livremente.

Olha só o macaco empurrando a bandeja e a mola

Olha o perigo de escapar e a mola pular.

 Tudo pronto, olha o terminal preso por cima, errado!! 

E eu achei que tava lindo! E o carro torto e duro.
Segue as fotos das peça tortas que retirei do carro!!!
Tanto a roda quanto o pneu eu perdi.

Não preciso nem falar, aí perdi tudo.
Depois de tudo isso, vamos ver mais a frente que o terminal da roda foi colocado decima para baixo quando o certo era ao contrário, porém, no caso aí seria muito difícil, pois o mecânico teria que tirar tudo e colocar por baixo. Aí, tudo pronto, levei o carro direto para o funileiro, mas isso é assunto para a próxima! Até.
   

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Relação suja? Faça você mesmo a limpeza

Tenho um pouco de experiência com motocicletas, pois tenho uma e não gosto de colocá-la  na mão de mecânicos.
Fiz essa postagem para dar uma dica de como fazer aquela limpeza na relação da moto. Costumamos colocar óleo de motor, já vi de tudo na corrente, porém, com o tempo e a sujeira forma um borrão que só faz sujar, e pior: o acúmulo de poeira acaba trabalhando como se fosse uma lixa e desgastando a relação (coroa, corrente e pinhão). O que vou passar agora é o que eu faço há muito tempo e, pode parecer exagero, mas apesar de eu usar pouco a moto já faz 5 anos que eu não troco a relação, pelo único fato de que eu faço essa limpeza, pode estar errado sim, mas eu não tive nenhum problema.Verifiquem que as motos que tem a transmissão por correia ou cardã esse procedimento não se aplica.
 Eu costumo retirar a corrente, vou explicar, não fica só a corrente suja fica também o pinhão e a coroa, por isso para se fazer um serviço completo tem que tirar a corrente. Não é bicho de sete cabeças não, com uma chave de fenda e um alicate de bico fino fica fácil, a corrente possui um elo que tem uma presilha, isso é em todas as motos, é só achar e retirar esse pino que a corrente sai facinho. Aí é só colocar a corrente junto com o elo e as pecinhas em um balde com querosene ou mesmo gasolina, porém tome cuidado, pois ambos mancham a pintura da moto por isso, prefiro retirar da moto a corrente, somente faço esse trabalho quando está muito sujo e encrostado. Não me lembro, mas acho que a Biz tem uma tampinha atrás do motor, que tem que retirar para acessar o pinhão, aí é só limpar o pinhão, retirar a roda, limpar a coroa e enxugar bem. A corrente  que estava no balde imersa no querosene é só esfregar com uma escova e depois deixar secar para que todo o querosene saia, ai é só montar tudo e passar por último graxa em spray. Espero ter ajudado!
Fonte:http://mcespiritosergipano.blogspot.com.br/


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Saga da Restauração Parte 2

Depois de tudo o que aconteceu do acidente até minha decisão de ficar com o carro (veja aqui como tudo começou), comecei a buscar telefones de autopeças e ferros velhos para buscar as peças para dar início a reforma. Eu mesmo comecei, olhando com cuidado e com a marreta fui desamassando aqui, puxando ali, e meu pai me viu trabalhando e veio me ajudar. Lembrando: nem eu, nem ele sabemos mexer com funilaria, não sabemos nada, mas  tínhamos uma ideia, e ficou muito bom. Comprei as peças da suspensão e eu mesmo troquei para levar o carro ao mecânico e ao funileiro, e ambos, depois de muito tempo, eu soube que fizeram  maus serviços no carro. Eu conseguia fazer algumas coisas, mas tem partes que exigem ferramentas e habilidades que eu não possuia na época.
Apos comprar a porta, a coluna da porta,caixa de ar e uma série de peças como farol, seta, enfim, coloquei a mão na massa. Dá só uma olhadinha no tamanho da encrenca!!!
Além do amassado tem lata rasgada.
A lateral e a porta ficaram completamente amassadas.
Com muito esforço e cuidado consegui tirar.
Com as peças novas na mão, fui encaixando e voltando no lugar.
Lembrando que todas as peça que foram retiradas do outro carro, como porta, para-lama e coluna da porta, foram todas lixadas, limpas e tratadas com um produto (não estou fazendo propaganda) Ferrox, que deixou livre de qualquer corrosão, só para o funileiro terminar de acertar para pintar.
Para quem não tem experiência achei muito bom.
Bem, lembrando até aqui o que fizemos: retiramos as peças amassadas, tratamos as "novas" com produto para evitar a corrosão e recolocamos as peças "novas" mais ou menos alinhadas, só para o funileiro chegar tudo no lugar certinho. Mas, como vocês vão saber, não foi bem assim. A história continua...







quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Furou o pneu! E agora?

Se o furou o pneu não fique apavorada, não precisa chamar o marido, o mecânico ou o guincho. É simples fazer isso sozinha, porém precisamos analisar  caso a caso, por exemplo: se furar em uma rodovia, encoste no acostamento devagar, de preferência que você fique mais encostada do que só no acostamento, para evitar acidentes.
Fonte:http://radamesm.wordpress.com/


1° - No meu entendimento e seguindo as leis de segurança temos que desobstruir o trânsito, ou seja, não pare no meio da avenida, mesmo com o pneu furado encoste o veículo para não atrapalhar o fluxo, de modo que atrapalhe o menos possível a via.
Fonte: http://noticias.r7.com


2° - Ligue o pisca alerta e verifique se o carro não ficou em algum lugar em que possa dificultar a sua mobilidade na troca do pneu.
Fone: http://autos.culturamix.com/
3° - Pegue o triangulo de sinalização e posicione um pouco afastado do carro, se for em área urbana uns 4 a 6 metros, se for em uma auto estrada temos que levar em consideração a velocidade em que os outros motoristas possam ver a sua sinalização e ficarem alertas, uns 9 metros está bom, não deixe de sinalizar!! Se não tiver um triângulo, utilize galhos, enfim sinalize!! Para que não ocorra acidentes, o triângulo deve estar posicionado na lina da coluna traseira do carro, como aparece na foto em linha vermelha, mas não exagere, pouca coisa.
Fonte: http://www.caculadepneus.com.br/
4º - Verifique no porta malas do seu carro (se for possível previamente verifique no manual) aonde fica localizado o triângulo de sinalização, o step, chave de roda e o nosso famoso macaco.
Fonte: http://noticias.r7.com/
5° - Pode parecer arcaico e pre histórico o que eu vou propor, mas essa dica vai tirar seu receio. Tenha no porta malas um cano de ferro, é não falei que iria parecer estranho! Calma, vou explicar,  é um pedaço, só para alongar a chave de roda. O que acontece é que os parafusos, além de serem apertados em excesso, ficam em contato com água e o calor do próprio sistema de freio, e isso faz com que os parafusos fiquem travados e só com a chave de roda você não vai conseguir. Esse cano tem que ter mais ou menos uns 60 centímetros de comprimento e o diâmetro que passe a chave de roda dentro. Aí fica fácil, é só colocar a chave no parafuso e colocar o cano encaixado na chave fazendo uma alavanca e soltar. Lembre-se, é só uma dica, eu uso e minha esposa troca o pneu facinho, e mais rápido que muito marmanjo (hehehe).
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
6° - Verifique o freio de mão, eu costumo até colocar um toco de madeira na roda oposta que eu vou trocar para que o carro não se mova, posicione o macaco em baixo ou no lugar que vai ser indicado no manual que varia dependendo do carro e marca. Posicionado o macaco no lugar indicado não levante ainda, afrouxe  todos os parafusos, e depois de afrouxar suba o macaco devagar e tome cuidado com a superfície onde o macaco vai estar para não afundar ou cair.
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/ 
7º -  Com o carro levantado o suficiente para o pneu murcho sair levante a ponto do step poder entrar, lembrando que o pneu do seu carro deve estar murcho, portando para colocar o pneu cheio ´tem que levantar um pouco mais. Ai sim retire o parafuso ou a porca, pode variar de carro e fabricante também. Tome cuidado pois ao retirar os últimos parafuso a roda vai se deslocar ai é só retirar o último parafuso e retirar o pneu furado. Segue as fotos na sequência.
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
8º - Para colocar os parafusos coloque em posição de x para melhor fixação do step.

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
9° - Desça o carro e termine de apertar os parafusos lembrando de cruzar como no passo anterior em x e usando parte do peso do corpo, sem exageiros, para não danificar o parafuso e também o cubo. Guarde o macaco e o pneu furado e por último guarde o triângulo de sinalização.

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/
10° - Dirija devagar e leve o pneu furado para consertar, lembrando de fazer o balanceamento do pneu.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/
Espero ter ajudado.
















sábado, 16 de agosto de 2014

Exposição de Carros Antigos


Bem, essa notícia pode parecer antiga, mas acho que qualquer foto a mais sobre esses carros só engrandece o acervo do blog. Estive presente em uma exposição de carros antigos que aconteceu em Caçapava - SP e contou com a participação de vários empresários amantes de carros, foi muito bom e gratificante.
Quando o passeio nos levou para uma área destinada aos carros do museu Roberto Lee, que meu pai sempre contou que esse museu, no tempo de juventude dele, era cartão postal da cidade o "Museu Automobilístico de Caçapava". Fiquei empolgado para conhecer, mesmo com aquela desconfiança, pois esses carros ficaram guardados dentro deste museu sem qualquer cuidado. Depois do falecimento do dono, o Sr. Roberto Lee, além de roubos (que foram vários), o lugar foi se deteriorando e com ele a história. Tive a oportunidade de correr atrás de informações na minha juventude para que eu e um colega, apaixonados por carros, pudéssemos cuidar do lugar e dos carros de graça mesmo, só por estar perto dos carros, quando para minha surpresa soube que o acervo se encontrava quase todo lá dentro e não poderia ser aberto por ninguém, porque estava com várias ações judiciais. Fiquei chateado, mas a vida segue, a idade foi passando, e depois de muitos anos a Prefeitura conseguiu reaver os carros que estavam lá mas na minha opinião já era tarde de mais. O que sobrou foi na verdade um cemitério, carros faltando pedaços, pinturas todas desgastadas, e se não me engano estão todos encima de tocos de madeira, pois já não havia mais suspensão. Fiquei muito chateado, pois havia alguns veículos que a fábrica fez apenas três, e um estava aqui!! Ou o que sobrou. Bem, bati várias fotos de tudo e vou disponibiliza-las para vocês.
O evento contou com carros maravilhosos. 
O evento contava também com motocicletas e outros veículos.
Esse opala estava lindo. 
Sem comparação o cuidado que tiveram.

Essa cor juntamente com as peças gromadas.
Aqui começa o acervo do museu é triste.
Esse maverick aos pedaços.
Mais uma que da dó.
Espero que algo possa ser feito.
Este estava sobre tocos só para sustentar, apesar de faltar peças.
Para dar uma animada.
Essa caminhonete do ano 1931 tá linda.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Saga da Restauração Parte 1

Bem, deixa eu começar contando um pouco a história dela. Fui a casa da sogra final de semana como já era de costume, era um domingo a tarde, como já sabia mas não dava muita bola, domingo estrada de roça sempre tem aqueles que bebem além da conta e saem dirigindo, mas.....
Bem,  estava indo para minha casa, eu, minha esposa e meu filho, quando em uma curva bem sinuosa que aqui eu chamo de curva do Sena pois faz um S  perfeito e sem visibilidade nenhuma do outro lado, e como é estrada de terra, eu sempre dirigi bem devagar, pois fui criado na roça e já vi muitos acidentes por andar em alta velocidade em estrada de terra a turma freia e o carro não para, mas voltando ao fato, quando de repente por fração de segundos o outro motorista, o do Escort,  já apareceu de lado na curva com a frente em minha direção. O que conseguir fazer foi tirar a cara da Caravan da direção do outro carro, mas pouco adiantou, ele bateu na minha lateral e foi escorregando por ela até dar um cavalo de pau e ir parar longe.
Quando me recuperei do susto perguntei para minha esposa e filho se estavam machucados, pois tinha vidro para todo lado. Forcei a porta para abrir e vi que a porta estava encima de mim. Tão rápido, o motorista do outro carro apareceu plantado do meu lado perguntando num tom que só quem toma umas e outras sabe: "e ai, como vamos resolver isso!!!!" olhei para o cidadão e disse: "me dá um tempo para pensar", e lembrei do meu pai e pedi para minha esposa chama-lo pelo telefone. Sai do carro pelo vão da janela ai percebi o tamanho do prejuízo.
Tão logo o meu pai apareceu, rápido, e vendo o carro amassado e o netinho dele chorando tive que acalma-lo (hehehe) pois ele quase partiu para cima do outro motorista. Bem, chamamos a policia e a demora fazia os ânimos esquentarem, mas nada mais grave aconteceu. Para vocês terem uma noção, o motor do Escort afundou e foi parar quase em cima do motorista. Bem, fizeram o boletim de ocorrência e como já sabemos não tinha bafômetro e como o documento dos dois veículos estava em dia, cada um foi para sua casa.Meu cunhado, que estava na casa da sogra, veio e ajudou junto com o meu pai a trocar a roda amassada junto com o pneu rasgado, e com um pedaço de arame farpado meu pai amarrou os terminais da roda, pois com a batida arrebentou. Fomos embora, eu dirigindo a Caravan amassada, mas foi andando até em casa. Depois de passada toda a comoção, que durou um bom tempo, olhei o carro na minha garagem. O carro, a "Caravan", era do meu pai, mas ficava na minha garagem, porque tínhamos outro carro, e a "Caravan" iria ser vendida. Não contei a vocês, mas moro no fundo da chácara dos meus pais, e por isso ela ficava na minha garagem. E olhando para o carro amassado e pensando no que todos me falavam: "se você tivesse saído com o carro da sua irmã você estaria morto!!", fiquei pensando em como o carro era forte, pois aguentou a pancada e ainda saiu andando. Voltei a sentar no banco do motorista e depois de um tempão dei a partida, o carro ligou sem pestanejar, aí fui tomado por um acesso de choro e logo decidi: vou reforma-la  e ficar com ela! Veja abaixo as fotos e leia a continuação da história em Saga da Restauração Parte 2. Veja a saga completa na página Saga da Restauração.

A curva e onde o carro ficou após a batida.
Olha a onde foi parar o carro do cidadão

Da uma olhadinha no carro do cidadão.

Olha como ficou o carro!!
Leia a continuação da história em Saga da Restauração Parte 2.
Veja a saga completa na página Saga da Restauração.