CARRO VICIO - Dicas, Vídeos, Fotos e Mais

Faça você mesmo a manutenção do seu carro.

Acompanhe a SAGA DA RESTAURAÇÃO

Desde o dia da batida até os reparos mais recentes. Veja Fotos e Vídeos.

O público Feminino tem vez aqui.

Noções básicas de mecânica para elas não ficarem na estrada.

Galeria de Fotos

Participe enviando a foto do seu carro. Saiba como.

Eventos

Confira fotos e vídeos dos melhores eventos que rolam por aí.

Nossa História

Bem, sou novo nesse mundo incrível do opala/caravan, que realmente é maravilhoso, é um veículo rico em detalhes que marcou várias gerações, inclusive a minha.

Meu pai teve vários modelos de opala 72 a 87, quase todos enterrados no jardim de alguém, que meu pai reformou e pôs para andar.

Bem, temos hoje uma caravan comodoro linda preta, estava em estágio final de reforma para ser vendida, ou seja passar para frente para comprarmos esses carrinhos de plástico, uno, corsa etc... quando sofri um acidente com minha familia dentro, advinha de quem???? É, dela a caravan, e vocês não acreditam, ela salvou minha vida. O cidadão que bateu estava em alta velocidade e bebado, e acabou com a caravan eu e minha familia saimos vivos e sem muitos ferimentos. o cidadão se perdeu em uma curva e bateu a frente do veiculo dele na minha lateral esquerda. Deixando o carro em pedaços. O carro do cidadão, um escort europeu, o motor quase foi parar dentro do banco do passageiro. Enfim, só dor de cabeça.

Com esse acidente tive um estalo e comprei o carro do meu pai e como na minha região não temos mais nenhuma peça do opala, estou meio perdido, vivo andando em desmanches e já consegui várias peças e já comecei, por conta própria a reforma dela, hoje vou retribuir. Por ser um veiculo feito para durar e ser resistente salvou minha vida. Todos me falam quando mostro as fotos que se fosse em um carro moderno qualquer um teria morrido sem dúvida.

Por isso resolvi mostrar passo a passo todo o trabalho que eu fiz nela.

E mais, vou dar dicas sobre como manter seu carro antigo ou moderno.

Lembrando: não sou dono da verdade, por isso, peço a ajuda de vocês com perguntas e sugestões.

Vou também dar dicas para o público feminino para que não sejam enganadas.

Navegue a vontade!

sábado, 20 de setembro de 2014

Saga da Restauração - Parte 5

Depois de toda a funilaria e reformas mecânicas, nessa época já se passara quase um ano de vai e vem do funileiro. Consegui pegar o meu carro e pude dar uma volta com a minha família de novo e tirar a lembrança ruim do acidente. Levei  ela para casa e comecei a limpar e colocar as peças que o nosso amigo não colocou e que afinal ele me tirou!! Faltava apenas uma coisa para o funileiro fazer no carro, que era "quebrar o carro na lixa", na época eu nem tinha noção do que era.
O Funileiro falou para eu usar o carro e que depois de uns dois meses era para eu levar o carro de volta para ele. Fiquei muito pensativo, o nosso amigo já havia feito tanta coisa  errada que pensei em procurar o que era "quebrar o carro na lixa". Aí pesquisando muito (e olha que foi muito!!!) sobre pintura, que descobri o que é e como fazer esse processo de lixamento para o brilho da pintura, pois até então eu andei com o carro do jeito que foi pintado.Como na teoria era simples, resolvi fazer eu mesmo.
Foi isso mesmo que vocês estão lendo, peguei uma lixa d'água e comecei a lixar e deixar toda fosca num pedaço da lataria, no começo não acreditei que fosse ficar bom não, mas continuei. Depois de deixar a peça toda fosca de lixar com a lixa 1200 passei uma massa de polir n°2 da Pérola e usei a  politriz e ficou muito bom o trabalho, mas ainda achava que faltava... sabe aquele hum... É, olhava em outros carros pretos e a cor me parecia mais viva, sei l! Bem, fiquei rodando com o carro assim mesmo, para mim estava bom. Depois disso fiz muitas e muitas coisinhas como: arrumei o tecido do banco, difusores de ar quebrado, a reforma da geladeira do ar condicionado, arrumei a alavanca de seta que não desfazia a seta quando voltava o volante, enfim, eu mesmo ia arrumando uma coisa aqui outra ali, e ainda tem muita coisa para fazer, mas estou indo. Vocês acham que a saga acabou ?? Vocês não perdem por esperar. Segue as fotos do trabalho.
Depois de tudo montado na frente faltava o friso da lanterna

Achei e reformei o retrovisor que era outro.

Banco reformado e o painel, reformei os relógios.

Na traseira faltava o limpador de para-brisa.

Lixando com a lixa d'água 1200 para deixar tudo fosco.

Parte da lateral com a massa de polir nº2

depois de usar a politriz por um tempo ficou assim.

A frente já com o friso que eu fiz e as calotas.

Na traseira o escrito Caravan e o limpador funcionando.

E aqui a grade foi pintada junto com a gravata da GM.
Espero que tenham gostado. E aguardo vocês no próximo!


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Os carros modernos facilitam ou não a forma de dirigir?

FONTE: www.autoblogweb.blogspot.com.br

É, os tempos têm mudado muito rápido e coisas e equipamentos que achávamos que só existiam nos filmes do James Bond são realidade. Mas até que ponto isso é bom?
Hoje em dia as montadoras são obrigadas a colocar nos carros airbags e freios ABS, direção elétrica que é mais leve que a hidráulica, e a comum é coisa de museu.
Não estou falando mal das modernizações, mas acho estranho você parar o carro do lado de uma vaga e o carro estacionar sozinho.
FONTE: noticias.bol.uol.com.br

E a modernidade não para. Não estou fazendo propaganda, mas, o Volkswagen Passat, é uma tecnologia chamada de AssistII, o motorista só precisa apertar um botão e o carro procura uma vaga, que pode ser paralela a uma guia ou em 90°. É, mas ele não faz tudo sozinho, achando o espaço ideal é só colocar a ré, acelerar e frear, o volante vira sozinho e coloca o carro na vaga, e ainda tem uma câmera traseira para ver o que acontece.
Isso só para citarmos apenas um, existem vários, mas acho que estamos ficando um pouco acomodados com toda essa tecnologia, bem, opinião minha.... Antigamente, ao deixar o carro na rua tínhamos que fechar as portas cada uma e os vidros também e se o carro era quatro portas aí sim era uma peregrinação. Contudo você tinha a certeza que seu carro estava trancado, agora o botão do controle faz isso e nem precisa apontar mais o controle é só se afastar do carro que ele se tranca.
E os freios ABS, bom demais, eles equilibram as rodas na frenagem para que todas segurem o carro sem travar as rodas .
Sem falar das tecnologias de conexão entre o celular e o carro, e mais, tem carro integrado a internet (não é chique??) para que possamos ficar conectados. Não acho ruim não, podemos ficar em contato com as pessoas que nos cercam.
Tive o prazer de olhar bem de perto carros que nem de chaves precisam mais. Apenas o comando de voz abre as portas e é um botão que liga o carro, sem falar o controle de estabilidade que faz com que o carro se comporte de forma mansa mesmo estando acima dos 100 km por hora.
Fonte: www.zippcar.net
Nessa vida corrida acho bem válido termos ao nosso alcance coisas que facilitem nossa vida. Mas não sei, acho que sou meio antiquado, eu não quero dizer que gosto de carros pré-históricos, não é isso, mas acho que tanta coisa sendo feita de forma automática, imaginem se algum sistema elétrico falha?? Sei lá, o de abrir a porta, como já aconteceu com minha irmã, você não sai e nem entra no carro, ele se trancou! E quando abriu o alarme tocava como se estivéssemos roubando. Foi uma luta, nem o rapaz da Seguradora conseguiu, tivemos que tirar a bateria para o carro parar.
E o sistema que tranca as portas??  É, já via pessoas apertarem o controle do alarme e o carro travar apenas três portas, uma ficou aberta.
Temos que ter muito cuidado com esses sistemas, pois podem falhar sim!! Nosso carro sai de uma linha de produção e todo ano alguma fábrica fala sobre o recall.
Gostaria apenas de te lembrar de dar uma olhadinha no sistema elétrico do seu carro.

Fiquem atentos! Até a próxima.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Saga da Restauração - Parte 4



Na saga anterior vimos que a suspensão dianteira foi toda arrumada. Depois de aproximadamente uma semana levei o carro ao funileiro. Todo o serviço havia sido combinado antes, o que iria ser feito, com que tinta iria pintar etc... Levei o carro para o nosso amigo na primeira semana a lateral está desmontada e a parte atrás da porta do motorista que tinha sido bem avariada foi retirada para ser desamassada e depois retornar para seu local, ai começou a lenga lenga, fazia uma coisinha aqui outra ali mas nada que fosse o combinado. Sei que o serviço de funilaria é demorado, mas se o cara é profissional teria que ser mais ágil e não demorar quase um ano para fazer o meu carro. É, pode parecer exagero mas não é, ele levou cerca de um ano para terminar o carro, eu não sei precisamente pois não temos os registros. Durante esse tempo o carro ficou no tempo, sol e chuva tanto é que um dia cheguei de sopetão, e qual foi a minha surpresa, o carro estava cheio de água dentro, pois tinha chovido muito na noite anterior. Bem, mas como “não sou funileiro” eu não quis dar palpite no serviço dele. Durante a estadia do carro na funilaria dele ele pegou outros serviços bem mais complexos  que o meu e entregou rápido. Usou a bateria do meu carro no carro dele, pois dizia que iria estragar se ficasse muito tempo parada. Ai vocês devem estar se perguntando: ele não deve estar pagando serviço na data combinada! Pois vejam foi pago metade, metade. Aí que vem a chateação, eu paguei, porque o funileiro não termina com capricho o carro? Bem, não sei e nem quero saber. Depois de muito cobrar ele entregou o carro. Segue algumas fotos do trabalho do nosso amigo.

















 Esse foi o trabalho do nosso funileiro, hoje eu sei, mais a seis anos atrás eu não sabia, que todo esse trabalho deveria ser feito de forma bem diferente. Mas, ele me entregou o carro faltando duas calotas originais deste carro, peças do meu carburador, enfim, coisas que eu não esperava. E o carro foi entregue deste jeito!! Olha as fotos!!





Nessas fotos fica bem claro, levei ela para casa e ai comecei a notar coisas estranhas. E fui mexendo um pouco aqui e ali, conversa, com um e com outro e batendo muito a cabeça para deixar ela como ela ficou há seis meses atrás mas isso é assunto para mais tarde.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dificuldade para estacionar??

A famosa baliza é meio complicada no começo, mas com a prática tudo acaba ficando mais fácil.
Sou motorista já há algum tempo e sou sincero em dizer que não gosto muito, não pelo fato de colocar o carro na vaga e sim na hora de tirar. Com certeza quem dirigi sabe do que eu estou falando, você acha a vaga perfeita, estaciona e depois quando você volta  o que aconteceu??? Os carros de traz ou da frente saíram e outro motorista estacionou colado no seu carro, sem deixar espaço para que você pudesse retirar o carro. Mas como temos que conviver com isso vai a dica.
Estacione de ré, pois o carro possui mais mobilidade, não esqueça de sinalizar sempre usando a seta, coloque o carro lado a lado com o carro que está a frente da sua vaga ligeiramente a frente.
Comece a entrar na vaga, quando o farol dianteiro estiver paralelo a traseira do carro da sua frente, você tem que estar já enxergando o farol direito do carro de traz. Essa é a hora de virar todo o volante no sentido contrário, feito isso o carro vai entrar perfeitamente na vaga. Ficou complicado? Não se preocupa, coloquei esse vídeo para facilitar.




quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dicas importantes para dirigir de modo mais seguro

No meu entender devemos  seguir  as leis de trânsito, mas como, se  estamos caminhando para um verdadeiro colapso? Carros em excesso  ruas mau projetadas, e nas cidades do interior nada foi pensado para os carros. Parece que estão parados nos tempos das carroças.
Mas vou passar um pouco do que sei e baseado em artigos sérios.
Ao sentarmos atrás do volante temos que deixar de lado aquele sentimento de que temos a prioridade em tudo. Não quero ser  grosseiro, mas nossa vida é baseada em cima do relógio, filhos na escola, o trabalho, vagas no estacionamento,  enfim. Naturalmente somos forçados a ficar sem paciência e por isso a paciência com os outros acaba indo para o espaço.
Apesar de todo aborrecimento que passamos procuro dirigir sempre na defensiva, mesmo que os apressadinhos passem na minha frente, pois assim ele vai embora logo e você segue seu caminho.É, também acho chato isso, mas já passei por situações bem desagradáveis por dar aquela fechadinha no apressadinho cortador de filas. Tive que ir para delegacia e enfrentar horas em um lugar que não precisava estar pois não tinha feito nada de errado. Depois disso, acreditem, não tem nada demais em dirigir sempre na defensiva.
Para o seu percurso vou dar mais três dicas bem legais que evitam acidentes:

1º Fique bem atenta com as situações  que possam aparecer na estrada e no trânsito. Procure sempre  por possíveis riscos como: crianças, pedestres, ciclistas, outros carros, animais e etc. Fique atenta não só ao que ocorre na frente do carro, temos que ficar atentos a volta toda do veiculo, sempre.

2º Fique atenta também no tipo de pavimentação em que você esta dirigindo: estrada de terra, asfalto, terreno inclinado, barro em excesso, estrada molhada. Também fique atenta aos outros motoristas, pois você pode tomar cuidado com aquela chuva, mas o condutor apressado do outro carro está tomando cuidado? Fique longe dele, pois se ele perder o controle pode bater em você. Trechos com neblina também são muito perigosos. Dias ensolarados podem causar acidentes. É, pode parecer estranho, mas se você entra em uma reta bem de frente com a luz do sol,  pode ser bem perigoso.  E também temos isso a noite, com os faróis dos outros carros, especialmente  quando vem com o farol alto ou aquele famoso xênon, que não ilumina nada e ainda atrapalha os outros.

3° Dirija sempre prevendo o que os outros possam fazer, pois atitudes inesperadas acontecem e não queremos nada desagradável. É difícil, mas tente fortemente dirigir calmamente pois tomando todos esse cuidados vai influenciar de forma positiva seu modo de dirigir. E só mais uma coisa: dirija devagar, pois assim pode-se evitar mais acidentes.

Espero ter ajudado. 
Fonte: http://www.caraubas24horas.com/

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Download de E-book Grátis

Achei um e-book e gostaria de compartilhar com vocês, ele fala da geração de carros esportivos que foram produzidos no Brasil na década de 70 até meados de 90, explicando de forma bem detalhada cada um deles. Para baixar basta clicar na imagem. Espero que gostem!

 Download do arquivo

Fonte: http://blog.bermano.com.br/e-book-gratis-a-historia-dos-esportivos-brasileiros/